EDIFÍCIOS GEMINI I E II
AUTOR(ES): EDUARDO DE ALMEIDA
DATA DE PROJETO: 1968
LOCALIZAÇÃO: RUA GRAÚNA, BAIRRO VILA UBERABINHA, SÃO PAULO, SP.
FONTES DE PESQUISA: XAVIER, 1983, P.98.
REFERÊNCIA DO TEXTO: ZEIN, 2005: P.162

A construtora Forma & Espaço foi responsável por edifícios “modulares”, passíveis de serem repetitveis e atendendo às necessidades de mercado, sendo estes exemplos seus protótipos iniciais.

Tanto nos projetos Gemini (arquiteto E.Almeida) quanto os edifícios Modulares (arquiteto A.Sanovicz) adotam uma estrutura modulada pontual com lajes nervuradas de dimensões reduzidas e balanços discretos. Nos edifícios “Modular”, busca-se atender às condições correntes de reaproveitamento do lote típico paulistano, resultando um edifício estreito e alongado (cerca de 8x38 m), com apartamentos atendendo aos padrões máximos de custos e áreas permitidos pelo SFH/BNH; o projeto foi muitas outras vezes repetido em diversos lotes de diferentes bairros paulistanos. O projeto dos “Gemini” I e II situa-se em terreno mais amplo, de esquina, equivalente a dois lotes residenciais tradicionais, o que permitia um aproveitamento em dois edifícios em planta “quadrada”, com quatro apartamentos por andar.

A solução dada por Eduardo de Almeida combina estrutura em concreto com fechamentos em alvenaria de tijolos aparentes, relembrando a solução de Marcelo Fragelli no Edifício Rossi Leste (1962), sem revestimento nas alvenarias, mas com o mesmo desejo de organizar os elementos plásticos do edifício a partir de seus elementos estruturais. O Modular Beta opta por uma solução mais homogênea, com vigas de concreto aparente invertidas definindo entre si vãos de iluminação horizontais seqüenciais ao longo das fachadas maiores, com um único tipo de caixilho independentemente do destino do ambiente; os Geminis são organizados com vigas de altura mínima que definem uma malha espacial a ser preenchida pelos fechamentos, optando por caixilhos modulados de modelo único de desenho vertical do piso ao teto.

Os protótipos dos dois primeiros Geminis e o primeiro Modular receberam um maior cuidado na sua fatura e acabamento, e apesar da simplicidade e economia de sua fatura conformando um padrão de qualidade que não foi mantido integralmente da realização dos edifícios seguintes de mesma “linha” (Gemini ou Modular).

 

FOTOS:


ROMULO SANTOS ESTEVES


ROMULO SANTOS ESTEVES

ROMULO SANTOS ESTEVES   FONTE: XAVIER, 1983, P.98

 

LOCALIZAÇÃO:

 

DESENHOS TÉCNICOS: FLORA CAMPANATTI

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial 3.0 Unported License.
Clique no link acima para saber mais sobre as políticas de direitos autorais utilizadas neste site.
Site desenvolvido por Batagliesi Arquitetos+Designers.